quarta-feira, 9 de setembro de 2009

HISTÓRICO.


FUNCIONÁRIOS QUE MARCARAM ÉPOCA NA ESCOLA.

Professora Maria Oliveira de Freitas.

Maria de Freitas fala aos alunos do 5º ano "A" sobre sua vida na escola.














Foto com alunos e professora do 5º ano "A"








Ela começou a trabalhar em 1968 como porteira e zeladora até o ano de 1974 quando tornou-se professora. Em 1975 ja era diretora da escola. A professora Maria faz uma importante relação entre a escola hoje e a escola do tempo em que começou na educação, para ela muita coisa mudou. Naquele tempo tudo era difícil, o prédio não tinha espaço suficiente para acolher todos os alunos, os utensílios erem precários, os materiais pedagógicos eram poucos, a escola vivia de campanhas tanto para a merenda quanto para materiais comuns entre outras coisas. Ela nos contou muitos fatos que ocorreram em nossa escola no passado entre eles o que mais lhe comoveu foi a morte de um aluno de 12 anos em virtude de uma doença chamada sarampo.
A professora Maria de Freitas confessou ser uma grande leitora enfatizando assim a importância da leitura. Seu livro predileto é "O Profeta" do escritor Gibran. Ela nos sugeriu que procurássemos ler mais e mais para ampliarmos o nosso conhecimento.

Ela termina dizendo o quanto foi importante a sua profissão, as influências na educação de seus filhos e netos, pois todos cresceram e se tornaram cidadãos de bem, ou seja, são profissionais de qualidade além de filhos e netos adoráveis.(Trabalho realizado pelos alunos do 5º Ano "A" e Professora Rosilei Alves).
Benedita Maria Vieira.
Dona Benedita de pé discutindo com professoras sobre o projeto.



Foto com alunos e professora do 4º ano "A".

A senhora Benedita Maria Vieira conhecida popularmente por Dona Ditinha foi um marco em nossa escola onde trabalhou por 24 anos. Sua função era porteira mas na verdade participava de quase todas as atividades na escola por conta da sua vontade, do seu amor pelo trabalho e da sua dedicação e experiência. Ela nos contou como era a escola, as campanhas que ajudou fazer para sustentar a escola, suas intervenções na educação dos alunos, pois sempre foi preocupada com eles, e por isso era bastante respeitada por alunos, professores e comunidade em geral. Sua mágoa é ver hoje não somente em nossa ciadade mas em todo o país o desrrespeito com nossos educadores, tanto por parte dos alunos quanto por pais e governo. Ela disse sentir saudades daquele tempo. Dona Ditinha muito impolgada e feliz pelo convite para participar deste projeto, e disse que ia fazer algo parecido com o que fazia na sua época. Pediu então que trouxéssemos ovos, trigo, leite entre outras coisas para fazer um lanche diferente. Olha pessoal ela nos presenteou com uma deliciosa guloseima chamada "sonho", foi fantástico!!! Portanto foi muito importante esse trabalho, porque conhecemos a história de uma pessoa que ajudou a construir o o futuro da nossa escola e da nossa comunidade. Parabéns Dona Ditinha. (Trabalho realizado pelos alunos do 4º ano "A" e professora Gisélia Gonçalves).
ESCOLA ESTADUAL ALFREDO NASSER / (FUNDAÇÃO)
A primeira Diretora da escola.
Em 1952 o povoado de Campo Limpo como era conhecida a nossa cidade não contava com nenhuma escola que pudesse atender a população da região. Nesta época Isrrael de Amorim era o prefeito de Iporá-GO e interessou pelo nosso povoado. Ele trouxe duas professoras que lecionaram no Grupo Escolar Santa Marta que fica aproximadamente 1km da cidade, são elas Aurélia Neville de Souza e Olda Pereira de Souza. Em seguida fora construido um prédio para abrigar a escola já com o nome Grupo Escolar de Amorinópolis em homenagem a Isrrael de Amorim.
Sabe-se que em 1964 em virtude de uma tempestade o prédio veio ao chão sendo então preciso construir outro e que permanece até hoje. Em 1966 o novo prédio foi inaugurado pelo então prefeito Osmar Martins Barros.
Abaixo apresentamos uma lista com os diretores e diretoras que passaram pela nossa escola no ano de 1952 a 2009.
01 - Aurélia Neville de Souza - 1952/1960
02 - Maria Cândida da Silva - 1961/1965
03 - Irani Moreira de Souza - 1966
04 - Antônio de Souza Vanderlei - 1967
05 - Aldo Maia assunção - 1968
06 - Maria Máximo Fernandes - 1969
07 - Joaquim Pedro Marinho - 1970
08 - Livaldo Correia Lacerda - 1971
09 - Zélia Alves - 1972/1973
10 - Maria Helena de Jesus Guimarães - 1974
11 - Maria Oliveira de Freitas - 1975/1977
12 - Matildes Mendes/Milca Mendes - 1978
13 - Sauleir Maria Lara de Queiroz - 1979/1982
14 - Graldina Silva das Dores - 1983/1989
15 - Sauleir Maria Lara de Queiroz - 1990/1994
16 - Maria Dias Xavier - 1995/1998
17 - Walkíria Soares de Souza Silva - 1999/2004
18 - Gláucia Maria Jose - 2005/1º semestre de 2009


ESCOLA ESTADUAL ALFREDO NASSER / (LOCALIZAÇÃO)
A escola Estadual Alfredo Nasser está localizada na cidade de Amorinópolis no oeste do Estado de Goiás, situada na Rua dos Democratas S/Nº no centro. Cidade que teve seu nome mudado de Campo Limpo para Amorinópolis, em homenagem ao autor do projeto de lei que criava este município, o deputado Israel de Amorim.Nossa escola tem como modalidade de ensino o Fundamental de 1º ao 5º ano e desenvolve o Projeto de Tempo Integral, além de ser uma escola inclusiva. Nossa escola procura desenvolver um trabalho voltado para as necessidades reais dos seus alunos criando oportunidades para que eles desenvolvam intelectual, social e culturalmente.

A ORIGEM DO NOME DA NOSSA ESCOLA.
Escola Estadual Alfredo Nasser.

Alfredo Nasser nasceu em Caiapônia – GO em 1907 e morreu no Rio de Janeiro em 1965. Foi um político brasileiro. Ele ingressou ainda jovem na política. Em 1930 já era deputado. Foi senador por Goiás de 1947 a 1951. Também foi eleito deputado federal e chegou a ser ministro da Justiça no governo João Goulart, de 13 de outubro de 1961 a 12 de julho de 1962. Um busto em sua homenagem foi erguido na Assembléia Legislativa de Goiás. Escolas e ruas levam o seu nome, inclusive a nossa.